Responsabilidade Social

Lutar pelos interesses

Lutar pelos interesses

Cuidado de Sí





Atualização de status: o Ciclo 2014 terminou dia 14/06, e foi uma experiência única e muito enriquecedora. Veja as fotos abaixo.



O Méthodos Laboratório, fiel a seus princípios, dentre eles  ter uma atuação socialmente responsável e compromisso com a comunidade, está apoiando o Ciclo de Palestras 2014 realizado pela Faculdade Católica de Pouso Alegre. O evento é um curso de extensão, com um total de 7 palestras, sempre aos sábados, com temas que nos levam a refletir sobre a qualidade de nossas vidas.


Ciclo de Palestras "As Múltiplas Dimensões do Cuidado de Si"
O que você quer fazer de sua vida?


Na maioria das vezes vivemos na angustia de não conseguir direcionar nossas vidas. Os amigos dizem: siga seus sonhos! e nós frustrados não sabemos qual caminho tomar, e nem porque não conseguimos dirigir a única coisa que efetivamente é nossa, "Nossa Vida", da maneira como inicialmente desejamos.

Por que nos deixamos dirigir? O que nos impede desse "cuidado de si"? O que nos impede de ter nossa vida em nossas mãos e com ela seguirmos em busca de nossa felicidade? É imprescindível que sejamos conscientes para perceber o quanto somos influenciados pelos pensamentos e estímulos que nos rodeiam. 

O tema do cuidado de si aparece na filosofia, no vocabulário de Foucault no início dos anos 80. A expressão “cuidado de si” indica o conjunto das experiências e das técnicas que elaboramos para nossa transformação. Para Foucault,  "partir da ideia que o indivíduo não nos é dado, acho que há apenas uma consequência prática: temos que criar a nós mesmos como uma obra de arte".   

Exatamente com essas palavras se ratifica a justificativa de se refletir sobre a qualidade de vida que cada um de nós deve buscar. O conceito qualidade de vida pode ser utilizado em duas vertentes: (1) na linguagem cotidiana, por pessoas da população em geral; (2) no contexto da pesquisa cientifica que envolve diferentes campos do saber, como saúde, lazer, alimentação, esportes, educação, espiritualidade, psiquê e tudo o mais que se relacione com o ser humano, sua cultura e seu meio. 

Mesmo a contínua melhora de nossas condições de vida não consegue reduzir nosso mal estar, nossa angustia. Percebe-se que as atividades ligadas ao prazer, cada vez mais disponíveis ao redor são comprometidas pelos limites e carências dos seres humanos: um paradoxo. Compreender esse paradoxo e essa rede de relações que nos permeiam, e que influenciam nossa busca pela qualidade de vida é fundamental para todos nós. 

Esse é nosso objetivo, refletir sobre esse universo interdisciplinar que marca os campos de saber, bem como, arriscar no avanço de novas ideias e alternativas sobre a questão humana. 




A quem se destina

O presente curso de extensão se destina a todas as pessoas interessadas em compreender essas relações que interagem no ser humano, e que influenciam sua capacidade de decisão na busca pela qualidade de vida.



Organização e estrutura

O curso desenvolver-se-á no primeiro semestre de 2014. Será composto de 07 módulos, ministrados por professores da Faculdade Católica de Pouso Alegre e convidados de diversas áreas do saber, em forma de aulas e palestras, com duração de 3 horas cada. A intenção desse intercâmbio é proporcionar maior interesse aos participantes, além de corroborar com o espaço acadêmico de nossa faculdade, um lugar consagrado como uma “Comunidade”, que visa acima de qualquer coisa “a reflexão sobre o cuidado de si e a qualidade de vida”. Os encontros serão quinzenais, aos sábados, das 8:30 às 11:30h.

O valor do investimento para todo o ciclo de palestras é de 4 parcelas de R$ 55,00 (cinquenta e cinco reais).

O Méthodos Laboratório, como apoiador do evento, oferece 18 (dezoito) bolsas, a título de ajuda de custo, de 25% (vinte e cinco porcento) do valor total do curso, o que representa, na prática,  a quitação integral da 4ª (quarta) e última parcela.
Para fazer jus à bolsa, basta que o interessado esteja devidamente matriculado, comunique sua intenção de receber a bolsa no ato de sua inscrição e esteja em dia com as parcelas anteriores.
O critério de eleição do beneficiado é única e exclusivamente pela ordem de inscrição e solicitação da bolsa.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site da faculdade ou pelo telefone 
(35) 3421-1820


Vagas limitadas.



Temas e Palestrantes




1ª PALESTRA – 15/03/2014: CUIDADO DE SI E QUALIDADE DE VIDA: PARTE I

Nas palavras de Foucault, temos que criar a nós mesmos como uma obra de arte. Isso implica em refletir sobre ações pelas quais nos modificamos, nos purificamos, nos transformamos e nos transfiguramos, na busca do cuidado de si e de uma melhor qualidade de vida. 


Profa. Ma. Leila Silvia Tourinho 

Mini Curriculum : Mestre em Filosofia pela PUC/SP. Especialização em Administração de Empresas pela FAAP. Graduação em Bacharelado de Filosofia pela Faculdade Católica de Pouso Alegre . Licenciatura em Ciências com habilitação plena em Química pela Universidade Santa Cecilia. Atualmente é Coordenadora e Professora Assistente da Faculdade Católica de Pouso Alegre. 

Dra. Luzia Helena Almeida dos Anjos Silva 

Mini Curriculum: Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós-Graduada em Gestão estratégica de Marketing pela Faculdade de Administração e Informática de Santa Rita do Sapucaí – FAE. Diretora do Méthodos Laboratório. 






 





2ª PALESTRA – 30/03/2014: NOSSA CULTURA ALIMENTAR: A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO APROPRIADA



A alimentação é primordial para a manutenção da saúde e a escolha correta dos alimentos é que diferencia o crescimento e desenvolvimento do nosso corpo, assim como a manutenção de tecidos e nossa resistência às doenças.

Dra. Ana Carolina Brasil e Bernardes

Mini Curriculum : Delegada do Conselho Regional de Nutricionistas - 9º Região - Pouso Alegre. Especialista em Nutrição Humana e Saúde pela Universidade Federal de Lavras (2010). Graduada em Nutrição pela Universidade do Vale do Sapucaí (2007). Nutricionista Líder e Responsável Técnica do Serviço de Nutrição e Dietética e Coordenadora Administrativa da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Experiência em atendimento ambulatorial com prática dietoterápica, terapia nutricional enteral e parenteral, obesidade e emagrecimento e assessoria e consultoria em Unidades de Alimentação e Nutrição. 












3ª PALESTRA – 05/04/2014: ATIVIDADE FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA: SINÔNIMOS?


A prática regular do exercício físico é imprescindível para uma boa saúde e consequentemente qualidade de vida, no entanto, saber qual é o melhor exercício faz toda a diferença. O exercício físico pode e deve ser realizado por pessoas de todas as idades.


Me. Ronaldo Júlio Baganha

Mini Curriculum: Doutorando em Ciência do Movimento Humano (Biologia Molecular) – UNIMEP, Mestre em Educação Física – UNIMEP, Especialista em Fisiologia do exercício e treinamento desportivo – UNICAMP, Especialista em atividade física para grupos especiais – FMG, Graduado em Educação Física – UNIVÁS. Professor do curso de Educação Física da UNIVÁS. 










4ª PALESTRA – 26/04/2014: DIMENSÃO DA ESPIRITUALIDADE NA QUALIDADE DE VIDA


Em que medida a espiritualidade concorre para a qualidade de vida? O que as ciências humanas dizem a esse respeito? Seria a espiritualidade apenas um bálsamo? São questões a serem refletidas num mundo cheio de crendices e espiritualidades de gostos e matizes polifônicos.

Prof. Esp. Pe. José Augusto da Silva 


Mini Curriculum: Especialização em Teologia e Especialização Lato Sensu em Ensino de Filosofia. Graduação em Teologia pelo Centro Universitário Assunção (2006). Graduação em Curso Livre de Teologia pela Pontifícia Faculdade Nossa Senhora da Assunção e CEARP (1993) e graduação em Filosofia pelo Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (1989). Atualmente é professor da Faculdade Católica de Pouso Alegre. 













5ª PALESTRA – 10/05/2014: CUIDADO DE SI E DO OUTRO: UM OLHAR SOBRE O VALOR DA AMIZADE PARA O CONVÍVIO SOCIAL

Prof. Dr. Carlos Roberto da Silveira


Segundo Foucault, o homem vive um mundo relacional empobrecido e esfacelado. Nosso tema tratará da ética do cuidado de si na história das práticas de si. O cuidado do outro é inerente ao cuidado de si, e, sua aliada, a amizade, é um pilar importante para o convívio social.


Mini Curriculum: Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Administração Informática Santa Rita do Sapucaí. Pós-graduado Lato Sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIVÁS. Mestrado em Filosofia (concentração em Ética) pela Puc Campinas. Doutor em Filosofia pela PUC de São Paulo. Coordenador e Pesquisador do Projeto Piloto sobre o Programa de Educação e Responsabilização para Homens Autores de Violência Doméstica contra a Mulher na Comarca de Pouso Alegre. 













6ª PALESTRA – 24/05/2014: CUIDADO COM A SAÚDE MENTAL: PATOLOGIAS SOCIAIS

As atuais transformações dos processos de subjetivação nos possibilitam investigar e dialogar o que há em comum nas patologias e de que forma podemos discutir a ascensão dos novos sintomas contemporâneos e o cuidado com a saúde mental do homem moderno.

Profa. Dra. Mônica Campedelli

Mini Curriculum: Psicóloga e Psicanalista . Graduada em Psicologia pela Universidade José do Rosário Velano em 1988. Mestrado na Unicamp. Doutorado na PUC/SP, Tese: A identidade do velho no mundo contemporâneo. Professora da Univas e da Unifenas. Publicou o livro Memória viva. 














7ª PALESTRA – 14/06/2014: CUIDADO DE SI E QUALIDADE DE VIDA: PARTE II



Refletir sobre o envelhecimento como um desafio para o Cuidado de Si. Apontar como esse cuidado pode ser incorporado pelo campo da saúde e discutir sobre suas responsabilidades. 


Dra. Débora Ávila de Carvalho 

Mini Curriculum: Geriatra e Especialista pela Associação Brasileira de Geriatria. Especialização em Geriatria e Gerontologia pela PUC do Rio Grande do Sul. Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo. 
















Organização: Prof. Ma. Leila Silvia Tourinho (Facapa)